quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Passo a PAsso

1. Preparando a pele


 
Uma boa maquiagem começa com a limpeza e tonificação dos poros. A pele limpa é garantia de maquiagem com textura e fixação perfeitas. Escolha um bom produto e... voila
Depois, prepare a pele para receber a maquiagem. A base é fundamental. Para deixar o rosto iluminado, escolha um tom abaixo do seu e comece a aplicação do meio do rosto para os cantos. Para uma aplicação mais profissional, escolha um pincel de cerdas macias para espalhar o produto.
Para dar um efeito natural à maquiagem, Torquatto recomenda que a base seja aplicada também no pescoço e no colo (de acordo com o decote), mas com uma diferença: o produto deve ser diluído um pouco em água para que a aplicação seja mais fácil.
Em seguida, é hora de disfarçar as olheiras e pequenas imperfeições. Quem tem olheiras muito intensas pode usar um corretivo verde ou rosa. Para as outras marquinhas, um tom de bege já é o suficiente. Torquatto sugere que o produto seja aplicado com o dedo anelar, através de leves batidinhas
Ao contrário de que muitas mulheres pensam, o pó compacto pode se tornar o vilão do "visual natural", deixando a pele fosca. Portanto, evite-o. Disfarce o brilho, aplicando o pó apenas na região T (testa, nariz e queixo), dando o acabamento necessário.
2. Definindo os olhos
Depois de preparada a pele, é hora de definir os olhos e nisso se incluem as sobrancelhas. De acordo com o maquiador, as sobrancelhas mais modernas não são nem muito grossas, nem muito finas, mas sim o meio-termo, com um leve desenho circunflexo, que é mais sofisticado. "Sobrancelhas muito finas são melancólicas e as grossas, selvagens demais. Elas ficam bonitas quando estão definidas, mas não marcadas", afirma. Para defini-las, aplique um lápis marrom deitado para que o traço não fique muito marcado.
Aplicar sombra é brincar com o jogo do claro-escuro, isto é, com luz e profundidade. Cores claras ampliam e iluminam o olhar e as escuras definem. Com a ponta dos dedos, aplique uma sombra iluminadora desde o canto interno da raiz dos cílios superiores até a ponta da sobrancelha. Para saber até onde o produto deve ir, imagine um traço diagonal do nariz até a sobrancelha - é até esta linha imaginária que se deve aplicar a sombra. "A sombra começa mais intensa na parte interna e morre na direção das têmporas", ensina Fernando Torquatto.
Separe um lápis para esfumar marrom e trace uma linha rente aos cílios. Quer fazer um charme? Puxe um traço em direção às têmporas no melhor estilo "gatinha". Para a noite, substitua o lápis marrom pelo preto para dar um ar mais sofisticado.
"A maquiagem nos olhos é o encontro de três linhas: a do cílio superior, do côncavo e da sobrancelha", explica Torquatto. Na linha do côncavo, aplique a sombra escura, esfumaçando-a bem até o canto externo dos olhos. Depois, esfumace a linha traçada de lápis, fazendo o encontro com a sombra.
As sombras não devem ficar muito marcadas, por isso esfumace-as para dar um efeito misturado, elas ficam mais chiques quando as sombras claras e escuras estão diluídas.
Para dar uma "esgateada" no olhar (termo usado pelos profissionais), passe um lápis nos cílios inferiores. Para o dia, faça da metade para a fora do olho e para a noite o traço inteiro é permitido. Vale uma dica: se os seus olhos são pequenos ou tamanhos normais, passe o lápis na linha dos cílios para abrir o olhar. Caso seus olhos sejam grandes, passe na parte de dentro.
Depois, use e abuse das máscaras de cílio. Preto, sempre! Duas ou três camadas levantam qualquer visual. Experimente!
3. Dando cor
O aspecto "saudável" da maquiagem vem através do blush. Os tons mais atuais variam do marfim ao bronze - de preferência todos misturados. Para aplicar, olhe para o espelho e dê um meio-sorriso. Com um pincel próprio, circule a maçã do rosto e alongue em direção às têmporas. "O traço em diagonal está fora de moda, assim como o blush no estilo ‘Emília'", diz o maquiador.
Os lábios são naturais, vivos, mas sem muito brilho, somente com uma suave cintilância. Para o contorno dos lábios, escolha um lápis ou da cor do batom ou cor-de-boca. Cores diferentes estão totalmente out.
Para quem acha que não vai conseguir fazer isso tudo, o maquiador Fernando Torquatto afirma que maquiagem é questão de treino, para deixar a mão firme. Embora tenha o passo-a-passo, ele recomenda que cada mulher coloque o seu toque especial. "Maquiagem bonita é aquela que tem personalidade", finaliza. Portanto, escolha seus produtos e arrase por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário